Servidores e servidoras municipais de Itabuna participaram de uma assembleia na tarde desta segunda-feira (08), na Praça José Bastos, centro de Itabuna. Na ordem do dia, a campanha salarial 2019, os ataques ao Sindsserv e a necessidade de fortalecer o sindicato. A assembleia contou com as participações do vereador Jairo Araújo (PCdoB e do advogado do sindicato, Everton Macedo, que tirou dúvidas, principalmente sobre o FGTS.
A presidenta do sindicato, Wilmaci Oliveira, criticou a lentidão da administração municipal para negociar a pauta de reivindicações da categoria. Somente neste dia 08/04 foi agendada a primeira rodada de negociação, que ocorrerá no dia 23/04, quase um mês após a entrega da minuta. “Esta morosidade é fruto da falta de compromisso da gestão”, censurou Wilma. O sindicato convida todos os servidores e servidoras a comparecer na prefeitura no dia 23, às 09:30, para acompanhar a negociação e colocar a gestão contra a parede.
VETOS – O prefeito FG vetou cerca de 41 emendas ao projeto de Estatuto dos servidores, deslegitimando todo o debate realizado no primeiro dia de votação da mudança do regime jurídico. Agora está nas mãos dos vereadores derrubar os vetos do prefeito. O vereador Jairo Araújo disse que a categoria deve ficar atenta à data da sessão sobre os vetos. “A participação dos servidores será fundamental para derrubarmos os vetos do prefeito”, afirmou Jairo.
ATAQUES – A prefeitura de Itabuna cortou da folha de pagamento o desconto da mensalidade do Sindserv. Uma atitude arbitrária e inconstitucional que visa tão somente atacar o Sindserv e a organização da categoria. “O corte da mensalidade do sindicato é uma afronta. Ao se associar ao sindicato, o servidor autoriza o desconto em folha. Querem impedir que o sindicato lute pela categoria, mas nenhum ataque irá nos calar! Já estamos tomando as medidas judiciais cabíveis para reverter mais esta manobra do governo da marreta.! ”, denunciou Wilma.
Por iniciativa dos próprios servidores, numa atitude madura e consciente, a assembleia decidiu que aqueles que não tiveram a mensalidade descontada farão transferência diretamente na conta bancária do Sindserv (Caixa Econômica Federal; Agência 0070; Operação: 003; Conta Corrente: 4619-8), até que a pendenga seja resolvida.
O Sindserv conclama todos os servidores e servidoras municipais de Itabuna a se unirem ainda mais em torno do sindicato. Somente com uma entidade forte e estruturada conseguiremos enfrentar os desmandos do governo da marreta e de outros governos que queiram atacar nossos direitos. Por isso é fundamental a filiação em massa da categoria ao sindicato.